30/11/2010

Olho Tactico

Barcelona 5 x 0 Real Madrid

Esqueça o Carnaval, a Broadway, o Cirque du Soleil…
É o Barcelona em dia de inspiração o maior espetáculo do planeta. Ainda mais com o “plus” da motivação por conta de um superclássico cercado de expectativas e a vontade de dar o troco ao treinador falastrão que foi o algoz comandando a Internazionale no único grande revés do time catalão comandado por Pep Guardiola, na semifinal da última Liga dos Campeões.

A exibição histórica que deu a liderança do campeonato espanhol ao time catalão e impôs a José Mourinho a maior derrota em toda a vitoriosa carreira pode ser classificada como um show de ilusionismo no Camp Nou. 

A começar pelo toque de bola envolvente que literalmente “esconde” a bola do adversário. Soa injusto criticar o Real Madrid por não definir uma estratégia defensiva no 4-2-3-1 habitual. A troca de posicionamento de Cristiano Ronaldo e Di Maria pelos flancos tinha o claro propósito de fechar com o argentino as descidas de Daniel Alves e compactar mais a equipe na recomposição.

O problema é que, desde o início, a partida se transformou numa imensa “roda de bobo” diante de 98 mil pessoas. Busquets, Xavi e Iniesta ganhavam com sobras o duelo nas intermediárias contra Khedira, Xabi Alonso e Ozil com marcação eficiente e troca de passes com paciência e sintonia absurda. A perfeição do “tiqui-taca”.

Faltava a estocada letal após tontear o oponente. É aí que entra Messi. Desta vez a magia não veio em forma de gols, embora ele tenha tentado e quase marcado logo no início da partida em lindo toque que encobriu Casillas, mas encontrou a trave direita. Na verdade nem foi necessário que o artilheiro do time fosse às redes.
No primeiro tempo, a ilusão criada pelo craque foi tática. O camisa dez fez a retaguarda madrilenha acreditar que devia avançar em linha para abafar o toque de bola quando quem teoricamente deveria ser o centroavante do 4-3-3 blaugrana recuasse para trabalhar no meio-campo, muitas vezes atrás de Xavi e Iniesta. 

Atacando sempre buscando as enfiadas para Pedro e Villa em diagonal ou para quem aparecesse de trás, o Barcelona abriu 2 a 0 em 18 minutos. Primeiro foi o passe de Iniesta para Xavi entre Ricardo Carvalho e Marcelo. Depois foi o lançamento do próprio autor do primeiro gol para Villa receber livre pela esquerda, passar por Sergio Ramos e cruzar para Pedro surpreender Marcelo e conferir o rebote de Casillas.

O time merengue até tentou atacar. Diante da inoperância e apatia de Benzema, Di Maria e Ozil, Cristiano Ronaldo arriscou jogadas individuais pelos dois lados, simulou um pênalti de Valdés e até apelou empurrando Guardiola na lateral do campo, talvez para “incendiar” a partida. Tudo em vão. O Barça era vibrante em campo, mas gelado e objetivo na proposta de jogo. 
 Com o recuo de Messi, teoricamente o atacante central do 4-3-3 do Barcelona, a última linha de defesa madrilenha avançava e abria espaços para os ponteiros Pedro e Villa e quem aparecesse de trás. A estratégia blaugrana pulverizou o 4-2-3-1 armado por Mourinho com Cristiano Ronaldo e Di María trocando de lado para fechar os avanços de Daniel Alves.

A entrada de Lass Diarra na vaga de Ozil após o intervalo parecia trazer o propósito de Mourinho de enfim vigiar Messi como um meia e deixar o miolo de zaga para a cobertura dos laterais. No entanto, a única alteração na prática foi o avanço de Khedira para exercer a mesma função de Ozil quando o Real tinha a bola. Os volantes prosseguiram deixando Pepe e Ricardo Carvalho entregues à própria sorte.

O Barça continuou tocando e girando. Mas Messi ficou mais avançado para os contragolpes, ora pela direita, ora pelo centro. O craque recebia de frente para a zaga, tabelava com Xavi e Iniesta e procurava os ponteiros. E em dois passes magistrais da “Pulga”, Villa definiu o jogo com conclusões simples e precisas. O camisa sete terminou como o artilheiro do clássico, mas Messi e Xavi novamente dividiram o protagonismo do massacre azul e grená.
O Pep Guardiola é um excelente cozinheiro com receitas fantasticas.

27/11/2010

Alimentação Saudavel

Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas, funcionam associadamente, e se dividem em:

Carboidratos:de uma forma geral, todos os grupos de alimentos exceto as carnes, os óleos, as gorduras e o sal, possuem carboidratos. Estes podem ser:

Simples: como os açúcares e o mel: Os açúcares simples não são necessários ao organismo humano, pois apesar de ser fonte de energia, esta pode ser adquirida por meio dos carboidratos complexos. Sendo assim, é importante diminuir as quantidades de açúcares simples adicionados aos alimentos.

Complexos: presentes principalmente nos cereais (arroz, pão, milho), tubérculos (batata, beterraba) e raízes (mandioca, inhame), os quais representam a mais importante fonte de energia e, por esta razão, recomenda-se o consumo de seis porções diárias desse tipo de alimento, o que representa em torno de 60% do total de calorias ingeridas.

Fibra:uma alimentação saudável deve incluir os carboidratos complexos e fibras alimentares em maior quantidade do que os carboidratos simples. Na sua forma integral, a maioria dos alimentos vegetais como grãos, tubérculos e raízes, as frutas, verduras e legumes contêm fibras, as quais são benéficas para a função intestinal, reduzem o risco de doenças cardíacas, entre outros diversos benefícios.

A quantidade de fibras na alimentação é uma medida de uma alimentação saudável. As frutas, legumes e vegetais são ricos em vitaminas, minerais e fibras, necessitando-se consumir, diariamente, três porções de frutas e três porções de legumes e verduras. É importante variar o consumo desse tipo de alimento, tendo em vista que o consumo regular e variado, juntamente com alimentos ricos em carboidratos menos refinados (pães e arroz integrais), oferecem quantidade significante de vitaminas e minerais, aumentando a resistência a infecções. Além das vitaminas e minerais, as verduras e os legumes também contêm componentes bioativos, alguns dos quais especialmente importantes para a saúde humana, podendo reduzir o risco de doenças, inclusive as doenças cardíacas e o câncer.
Proteínas

Origem vegetal: leguminosas como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha, são alimentos fundamentais para saúde, por serem um dos alimentos vegetais mais ricos em proteínas. Entretanto, estas proteínas são consideradas incompletas, ao contrário das proteínas de origem animal, necessitando então, de combinações de alimentos que completem entre si os aminoácidos, tornando-se combinações de alto valor protéico como, por exemplo, a combinação de duas partes de arroz para uma parte de feijão.

Origem animal: carnes, leite e derivados, aves, peixes e ovos são proteínas completas, ou seja, contêm todos os aminoácidos de que os seres humanos necessitam para o crescimento e manutenção do corpo. São também, entre outros nutrientes, importantes fontes de proteína de alto valor biológico sendo, assim, necessário o consumo diário de três porções de leites e derivados e de uma porção de carnes, peixes ou ovos. As carnes selecionadas para o consumo devem ser aquelas com menor quantidade de gordura (magras, sempre retirando as peles e gorduras visíveis), sendo consumidas moderadamente, devido ao alto teor de gorduras saturadas e colesterol.
Ferro e Cálcio
As carnes em geral, principalmente os miúdos e vísceras, possuem alta biodisponibilidade de ferro, ou seja, a quantidade de ferro ingerida que será efetivamente utilizada pelo organismo é significativamente grande. O leite e seus derivados, além de fonte de proteínas e vitaminas, são as principais fontes de cálcio da alimentação. Este nutriente é fundamental para a formação e manutenção óssea ao longo da vida, prevenindo futuras complicações como a osteoporose.
Gorduras

Lipídeos: As gorduras são de diferentes tipos, e podem ou não ser prejudiciais à saúde, dependendo do tipo de alimento. A gordura saturada está presente em alimentos de origem animal, e seu consumo deve ser moderado. As gorduras trans que são obtidas pelo processo de industrialização dos alimentos, a partir da hidrogenação de óleos vegetais, são prejudiciais à saúde. O consumo excessivo deste tipo de alimento pode acarretar doenças cardiovasculares, excesso de peso, obesidade, entre outras. As gorduras insaturadas, presentes nos óleos vegetais, não causam problemas de saúde, exceto se forem consumidas exageradamente. São fontes de ácidos graxos essenciais, ou seja, podem ser produzidos pelo organismo, sendo assim necessárias para a manutenção da saúde.

Colesterol: O colesterol é uma gordura que está presente apenas em alimentos de origem animal, e é componente estrutural de algumas partes do organismo humano, sendo ele capaz de sintetizar o suficiente para cobrir as necessidades metabólicas, não sendo indicado o consumo desse composto. O alto consumo deste pode acarretar doenças cardiovasculares.

Sal
O sal de cozinha - cloreto de sódio - utilizado como tempero e conservação de alimentos, contém sódio em sua composição, bem como outro tempero actualmente muito utilizado, o glutamato de sódio - este mineral quando consumido em excesso é prejudicial à saúde. Sendo assim, recomenda-se a redução no consumo de alimentos com alta concentração de sal, como temperos prontos, caldos concentrados, molhos prontos, salgadinhos, entre outros.

Água
A água é um nutriente indispensável ao funcionamento do organismo; a ingestão de, no mínimo, dois litros diariamente é altamente recomendada. Ela desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do organismo, incluindo regulação da temperatura, transporte de nutrientes e eliminação de substâncias tóxicas. Recomenda-se a ingestão de 6 a 8 copos de água por dia.

Actividade Física
 É muito importante a prática de exercícios físicos regularmente, aliada a uma alimentação saudável, o que previne o sobrepeso e a obesidade, além de trazer benefícios para saúde mental e emocional. As pessoas fisicamente activas são profissionalmente mais produtivas, e desenvolvem maior resistência a doenças.

Para ter uma vida saudável, associe sempre uma alimentação equilibrada, com o consumo de água e a prática de actividades físicas regularmente. Assegurando, assim, o aumento da imunidade, o peso ideal e a prevenção de doenças.

Isso e muito mais você pode ver em ABC da Saúde,eu gostei da matéria e resolvi postar aqui...

25/11/2010

Preparo para frango

Ola,pessoal,essa receita de para preparar frango ou etc,è super fácil e o frango fica com um gosto saboroso...

 Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de azeite ou óleo;
1/4 xícara (chá) de suco de limão;
01 colher (chá) de sal;
01 colher (chá) de alecrim;
01 colher (chá) de orégano;
1/2 colher (chá) de pimenta do reino;
01 dente de alho amassado;
1/2 xícara de cebola picada;
1/4 xícara de salsa picada;

Preparo:
Misture todos os ingredientes e utilize para temperar o frango.
Dá para 1 kg de frango.

Obs:se não tiver todos os ingredientes não faz mal,mesmo assim ainda dá. 

Por isso espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...