04/08/2012

O prazer de comer chocolate!!!

Tem explicação química. Não é à toa que é tão difícil resistir ao chocolate. Na terceira matéria da série "É Tempo de Chocolate", o endocrinologista Albermar Roberts e a nutricionista Flávia Morais explicam como o alimento age no cérebro. "Nós temos, a partir da boca, a sensibilidade de mandar para o cérebro as características do prazer da alimentação. O sabor do chocolate estimula sensores desde as papilas gustativas da língua até o nosso cérebro, dando um prazer muito grande. É nutritivo e pode ser considerado um alimento de qualidade. Além disso, se destaca por transmitir uma sensação prazerosa a qualquer pessoa que experimentá-lo. Por isso, as pessoas devem tomar cuidado com o consumo em excesso para não tonar um vício", alerta o médico.

Leia mais sobre saúde

Já a nutricionista aponta outras características do alimento. O chocolate é fonte de cafeína e teobromina, atua como estimulante do cérebro e agiliza o raciocínio. Também  aumenta a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, ajudando a combater a ansiedade e a depressão. O ideal é ingerir a guloseima de manhã ou no início da tarde, quando o corpo precisa de mais energia", sugere Flávia.

A analista em comunicação e professora Hérica Lene, 33 anos, garante que o chocolate é fonte de energia. "Estou até contida ultimamente. Mas, quando estou desanimada, como um e logo me animo. Ele me dá energia. Sou gulosa e gosto mesmo (risos). Antes, comia uma barra de vez, principalmente, quando tinha deveres dos meus alunos para corrigir", conta. Segundo a professora, depois dos 30, ela teve que diminuir o consumo. "Tenho diminuindo de uns três anos para cá porque é muito gorduroso e me dá enxaqueca quando como demais. Só não posso reclamar da minha genética, mesmo na época que comia todos os dias, nunca fui de engordar", comemora. 

Conheça os diferentes tipos de chocolate

Outro que gosta e muito é o estudante Thiago Liberato, 21 anos. "No meu trabalho uma gaveta fica reservada para a guloseima. Como todos os dias. Gosto de qualquer tipo de chocolate. Quando  estou estressado, me acalma. Todo mundo que me conhece sabe que gosto", relata. Enquanto a maioria das pessoas está comparando os ovos de Páscoa, ele vai comprar o segundo, porque já devorou o primeiro. E qual é o horário preferido para degustar a delícia? "Sempre antes do almoço".

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...