Barcelona 5 x 0 Real Madrid
Esqueça o Carnaval, a Broadway, o Cirque du Soleil…
É o Barcelona em dia de inspiração o maior espetáculo do planeta. Ainda mais com o “plus” da motivação por conta de um superclássico cercado de expectativas e a vontade de dar o troco ao treinador falastrão que foi o algoz comandando a Internazionale no único grande revés do time catalão comandado por Pep Guardiola, na semifinal da última Liga dos Campeões.
A exibição histórica que deu a liderança do campeonato espanhol ao time catalão e impôs a José Mourinho a maior derrota em toda a vitoriosa carreira pode ser classificada como um show de ilusionismo no Camp Nou.
A começar pelo toque de bola envolvente que literalmente “esconde” a bola do adversário. Soa injusto criticar o Real Madrid por não definir uma estratégia defensiva no 4-2-3-1 habitual. A troca de posicionamento de Cristiano Ronaldo e Di Maria pelos flancos tinha o claro propósito de fechar com o argentino as descidas de Daniel Alves e compactar mais a equipe na recomposição.
O problema é que, desde o início, a partida se transformou numa imensa “roda de bobo” diante de 98 mil pessoas. Busquets, Xavi e Iniesta ganhavam com sobras o duelo nas intermediárias contra Khedira, Xabi Alonso e Ozil com marcação eficiente e troca de passes com paciência e sintonia absurda. A perfeição do “tiqui-taca”.
Faltava a estocada letal após tontear o oponente. É aí que entra Messi. Desta vez a magia não veio em forma de gols, embora ele tenha tentado e quase marcado logo no início da partida em lindo toque que encobriu Casillas, mas encontrou a trave direita. Na verdade nem foi necessário que o artilheiro do time fosse às redes.
No primeiro tempo, a ilusão criada pelo craque foi tática. O camisa dez fez a retaguarda madrilenha acreditar que devia avançar em linha para abafar o toque de bola quando quem teoricamente deveria ser o centroavante do 4-3-3 blaugrana recuasse para trabalhar no meio-campo, muitas vezes atrás de Xavi e Iniesta.
Atacando sempre buscando as enfiadas para Pedro e Villa em diagonal ou para quem aparecesse de trás, o Barcelona abriu 2 a 0 em 18 minutos. Primeiro foi o passe de Iniesta para Xavi entre Ricardo Carvalho e Marcelo. Depois foi o lançamento do próprio autor do primeiro gol para Villa receber livre pela esquerda, passar por Sergio Ramos e cruzar para Pedro surpreender Marcelo e conferir o rebote de Casillas.
O time merengue até tentou atacar. Diante da inoperância e apatia de Benzema, Di Maria e Ozil, Cristiano Ronaldo arriscou jogadas individuais pelos dois lados, simulou um pênalti de Valdés e até apelou empurrando Guardiola na lateral do campo, talvez para “incendiar” a partida. Tudo em vão. O Barça era vibrante em campo, mas gelado e objetivo na proposta de jogo.
A entrada de Lass Diarra na vaga de Ozil após o intervalo parecia trazer o propósito de Mourinho de enfim vigiar Messi como um meia e deixar o miolo de zaga para a cobertura dos laterais. No entanto, a única alteração na prática foi o avanço de Khedira para exercer a mesma função de Ozil quando o Real tinha a bola. Os volantes prosseguiram deixando Pepe e Ricardo Carvalho entregues à própria sorte.
O Barça continuou tocando e girando. Mas Messi ficou mais avançado para os contragolpes, ora pela direita, ora pelo centro. O craque recebia de frente para a zaga, tabelava com Xavi e Iniesta e procurava os ponteiros. E em dois passes magistrais da “Pulga”, Villa definiu o jogo com conclusões simples e precisas. O camisa sete terminou como o artilheiro do clássico, mas Messi e Xavi novamente dividiram o protagonismo do massacre azul e grená.
Adoro o real e vou continuar fanatico do time, e se algue souber onde compro uma camiseta oficial do real da ca um toque. eeee esperem só o KAKA chegar e vamos mesmo ser campeos da espanha e espero da europa tambem.
ResponderEliminarEsta equipa do Barcelona de momento é imbatível. Qualquer analista que veja o futebol pelo prisma que entender, terá que concordar nesta realidade; NENHUMA EQUIPA NO MUNDO PRATICA O FUTEBOL ESPACTÁCULO QUE O BARCELONA PROPORCIONA. Como todos podem observar, os jogadores do barcelona, não fazem cruzamentos por alto para a área. Não precisam sequer chegar à linha de fundo para fazer cruzamentos. Porquê? Porque o SEU futebol, é praticado do modo que o seu técnico o aprendeu. Todos os apreciadores de futebol que ainda se recordam do nascimento de GUARDIOLA na cantera Barcelonista, sabem como ele foi "criado" em laboratório na era de CRUIFE - técnico do Barcelona. Já nessa altura o futebol do barcelona era simplesmente espactacular. Também nesse tempo o barcelona ganhou em Madrid ao Real pelos mesmos 5 a 0. Guardiola agora como técnico e com a qualidade de jogadores de que dispôe, aplicando a técnica à velocidade e ao malabarismo dos seus jogadores, só pode dar nisto; goleadas a qualquer equipa que os defronte. Só num dia excepcionalmente negro para todos os jogadores, é que o Barcelona pode perder, mas que ninguém se admire, se goleadas de 5 a 0, ou mesmo de 8 a 0 (Almeria), vierem a acontecer com frequência.
ResponderEliminarMeus senhores se ainda nâo reparam,o CR7 no grande classico Espanhol sempre fica apagado atraves do Melhor do Mundo Messi,os jogadores e o treinador do Barça mostraram aos jogadores e treinador do Real Madrid o que é ser humilde e uma lição de jogar futebol.
ResponderEliminarEu sou do Barça mas sei analisar um bom jogo,se o mister Mourinho e o CR7 fossem um bocado mais humilde ai Portugal teria um grande jogador e treinador
Ontem viu-se a diferença entre o «DEUS do FUTEBOL e um jogador MATUMBO, ANALFABETO, enfim.....» sabem de quem estou a falar? Sim estes mesmo LEO MESSI e Crstiano que nem merecia este nome de RONALDO....mas pronto. A culpa desta derrota é do Cristiano que desafiou o Barça a marcá-los 8, só não levaram 8 porque eles partiram para agressão, pancadaria...como os do Barça não estão habituados a cenas do Género, deram só 5, só tive pena do CASILLAS, ele não merecia tanto, enfim, quem mandou ser do REAL agora aguenta....mas atenção, continuo a respeitar muito o Sr. JOSÉ MOURINHO, a propósito, alguém viu-lhe em pé durante toda a 2ª parte, não me lembro....FORÇA BARÇA...melhor Clube do PLANETA...e continua assim LEO MESSI, o JOgador mais Humilde do PLANETA...FORÇA!...
ResponderEliminarsou adepto do real madrid, do mourinho, e do CR7 pergunto 5-0 é um resultado que mesmo os adeptos do barça não esperavam coisas de futebol, mas digo-vos saber perder é uma virtude e o mourinho bem como CR7 mostraram que estão preparados para tudo, há que trabalhar para superar as dificuldades e digo mais tirem o messi do barça, e veremos quem é o messi ele não me engana no mundial quem foi o messi contra a alemanha? o futebol as vezes é ingrato pois o momento é fundamental veremos no final da época quem canta vitoria. FORÇA REAL MADRID, parabens barcelona
ResponderEliminarMas este Senhor não deve perceber nada de futebol (tal como eu) mas, por favor, tecer este comentário sobre o Pepe Guardiola, retiranto ao homem toda a sua capacidade para comandar este Barcelona, é, no mínimo, rídiculo. PRODUTO ACABADO? Então que me diz deste resultado (5-0) e a soberba exibição do Barça?Tambem não deve ter visto as agressões no final do jogo. Aconselho-o, humildemente e com o devido respeito, a não ser fanático.
ResponderEliminarCoitadinhos deles!
ResponderEliminarFicha de Jogo:
ResponderEliminarJogo em Camp Nou, em Barcelona (Espanha).
FC Barcelona -- Real Madrid, 5-0.
Ao intervalo, 2-0.
Marcadores:
1-0, Xavi, 10 minutos.
2-0, Pedro, 18.
3-0, Villa, 55.
4-0, Villa, 58.
5-0, Jeffren, 90+1.
Estou a ligar para josé Mourinho e o Telefone chama, chama e não atende.
ResponderEliminarAlguém tem o outro nº dele.
Os nª deles estao todos desligados.
ResponderEliminarVoces disseram tudo!Foi um espectaculo,mas nao o mais importante,ja temos historias para os nossos netos...
ResponderEliminarK pena para o Real Madrid.
ResponderEliminar