30/11/2010

Olho Tactico

Barcelona 5 x 0 Real Madrid

Esqueça o Carnaval, a Broadway, o Cirque du Soleil…
É o Barcelona em dia de inspiração o maior espetáculo do planeta. Ainda mais com o “plus” da motivação por conta de um superclássico cercado de expectativas e a vontade de dar o troco ao treinador falastrão que foi o algoz comandando a Internazionale no único grande revés do time catalão comandado por Pep Guardiola, na semifinal da última Liga dos Campeões.

A exibição histórica que deu a liderança do campeonato espanhol ao time catalão e impôs a José Mourinho a maior derrota em toda a vitoriosa carreira pode ser classificada como um show de ilusionismo no Camp Nou. 

A começar pelo toque de bola envolvente que literalmente “esconde” a bola do adversário. Soa injusto criticar o Real Madrid por não definir uma estratégia defensiva no 4-2-3-1 habitual. A troca de posicionamento de Cristiano Ronaldo e Di Maria pelos flancos tinha o claro propósito de fechar com o argentino as descidas de Daniel Alves e compactar mais a equipe na recomposição.

O problema é que, desde o início, a partida se transformou numa imensa “roda de bobo” diante de 98 mil pessoas. Busquets, Xavi e Iniesta ganhavam com sobras o duelo nas intermediárias contra Khedira, Xabi Alonso e Ozil com marcação eficiente e troca de passes com paciência e sintonia absurda. A perfeição do “tiqui-taca”.

Faltava a estocada letal após tontear o oponente. É aí que entra Messi. Desta vez a magia não veio em forma de gols, embora ele tenha tentado e quase marcado logo no início da partida em lindo toque que encobriu Casillas, mas encontrou a trave direita. Na verdade nem foi necessário que o artilheiro do time fosse às redes.
No primeiro tempo, a ilusão criada pelo craque foi tática. O camisa dez fez a retaguarda madrilenha acreditar que devia avançar em linha para abafar o toque de bola quando quem teoricamente deveria ser o centroavante do 4-3-3 blaugrana recuasse para trabalhar no meio-campo, muitas vezes atrás de Xavi e Iniesta. 

Atacando sempre buscando as enfiadas para Pedro e Villa em diagonal ou para quem aparecesse de trás, o Barcelona abriu 2 a 0 em 18 minutos. Primeiro foi o passe de Iniesta para Xavi entre Ricardo Carvalho e Marcelo. Depois foi o lançamento do próprio autor do primeiro gol para Villa receber livre pela esquerda, passar por Sergio Ramos e cruzar para Pedro surpreender Marcelo e conferir o rebote de Casillas.

O time merengue até tentou atacar. Diante da inoperância e apatia de Benzema, Di Maria e Ozil, Cristiano Ronaldo arriscou jogadas individuais pelos dois lados, simulou um pênalti de Valdés e até apelou empurrando Guardiola na lateral do campo, talvez para “incendiar” a partida. Tudo em vão. O Barça era vibrante em campo, mas gelado e objetivo na proposta de jogo. 
 Com o recuo de Messi, teoricamente o atacante central do 4-3-3 do Barcelona, a última linha de defesa madrilenha avançava e abria espaços para os ponteiros Pedro e Villa e quem aparecesse de trás. A estratégia blaugrana pulverizou o 4-2-3-1 armado por Mourinho com Cristiano Ronaldo e Di María trocando de lado para fechar os avanços de Daniel Alves.

A entrada de Lass Diarra na vaga de Ozil após o intervalo parecia trazer o propósito de Mourinho de enfim vigiar Messi como um meia e deixar o miolo de zaga para a cobertura dos laterais. No entanto, a única alteração na prática foi o avanço de Khedira para exercer a mesma função de Ozil quando o Real tinha a bola. Os volantes prosseguiram deixando Pepe e Ricardo Carvalho entregues à própria sorte.

O Barça continuou tocando e girando. Mas Messi ficou mais avançado para os contragolpes, ora pela direita, ora pelo centro. O craque recebia de frente para a zaga, tabelava com Xavi e Iniesta e procurava os ponteiros. E em dois passes magistrais da “Pulga”, Villa definiu o jogo com conclusões simples e precisas. O camisa sete terminou como o artilheiro do clássico, mas Messi e Xavi novamente dividiram o protagonismo do massacre azul e grená.
O Pep Guardiola é um excelente cozinheiro com receitas fantasticas.

12 comentários:

  1. Adoro o real e vou continuar fanatico do time, e se algue souber onde compro uma camiseta oficial do real da ca um toque. eeee esperem só o KAKA chegar e vamos mesmo ser campeos da espanha e espero da europa tambem.

    ResponderEliminar
  2. Esta equipa do Barcelona de momento é imbatível. Qualquer analista que veja o futebol pelo prisma que entender, terá que concordar nesta realidade; NENHUMA EQUIPA NO MUNDO PRATICA O FUTEBOL ESPACTÁCULO QUE O BARCELONA PROPORCIONA. Como todos podem observar, os jogadores do barcelona, não fazem cruzamentos por alto para a área. Não precisam sequer chegar à linha de fundo para fazer cruzamentos. Porquê? Porque o SEU futebol, é praticado do modo que o seu técnico o aprendeu. Todos os apreciadores de futebol que ainda se recordam do nascimento de GUARDIOLA na cantera Barcelonista, sabem como ele foi "criado" em laboratório na era de CRUIFE - técnico do Barcelona. Já nessa altura o futebol do barcelona era simplesmente espactacular. Também nesse tempo o barcelona ganhou em Madrid ao Real pelos mesmos 5 a 0. Guardiola agora como técnico e com a qualidade de jogadores de que dispôe, aplicando a técnica à velocidade e ao malabarismo dos seus jogadores, só pode dar nisto; goleadas a qualquer equipa que os defronte. Só num dia excepcionalmente negro para todos os jogadores, é que o Barcelona pode perder, mas que ninguém se admire, se goleadas de 5 a 0, ou mesmo de 8 a 0 (Almeria), vierem a acontecer com frequência.

    ResponderEliminar
  3. Meus senhores se ainda nâo reparam,o CR7 no grande classico Espanhol sempre fica apagado atraves do Melhor do Mundo Messi,os jogadores e o treinador do Barça mostraram aos jogadores e treinador do Real Madrid o que é ser humilde e uma lição de jogar futebol.



    Eu sou do Barça mas sei analisar um bom jogo,se o mister Mourinho e o CR7 fossem um bocado mais humilde ai Portugal teria um grande jogador e treinador

    ResponderEliminar
  4. Ontem viu-se a diferença entre o «DEUS do FUTEBOL e um jogador MATUMBO, ANALFABETO, enfim.....» sabem de quem estou a falar? Sim estes mesmo LEO MESSI e Crstiano que nem merecia este nome de RONALDO....mas pronto. A culpa desta derrota é do Cristiano que desafiou o Barça a marcá-los 8, só não levaram 8 porque eles partiram para agressão, pancadaria...como os do Barça não estão habituados a cenas do Género, deram só 5, só tive pena do CASILLAS, ele não merecia tanto, enfim, quem mandou ser do REAL agora aguenta....mas atenção, continuo a respeitar muito o Sr. JOSÉ MOURINHO, a propósito, alguém viu-lhe em pé durante toda a 2ª parte, não me lembro....FORÇA BARÇA...melhor Clube do PLANETA...e continua assim LEO MESSI, o JOgador mais Humilde do PLANETA...FORÇA!...

    ResponderEliminar
  5. sou adepto do real madrid, do mourinho, e do CR7 pergunto 5-0 é um resultado que mesmo os adeptos do barça não esperavam coisas de futebol, mas digo-vos saber perder é uma virtude e o mourinho bem como CR7 mostraram que estão preparados para tudo, há que trabalhar para superar as dificuldades e digo mais tirem o messi do barça, e veremos quem é o messi ele não me engana no mundial quem foi o messi contra a alemanha? o futebol as vezes é ingrato pois o momento é fundamental veremos no final da época quem canta vitoria. FORÇA REAL MADRID, parabens barcelona

    ResponderEliminar
  6. Zeca Torres30/11/10, 09:46

    Mas este Senhor não deve perceber nada de futebol (tal como eu) mas, por favor, tecer este comentário sobre o Pepe Guardiola, retiranto ao homem toda a sua capacidade para comandar este Barcelona, é, no mínimo, rídiculo. PRODUTO ACABADO? Então que me diz deste resultado (5-0) e a soberba exibição do Barça?Tambem não deve ter visto as agressões no final do jogo. Aconselho-o, humildemente e com o devido respeito, a não ser fanático.

    ResponderEliminar
  7. Bruna Moranguinho30/11/10, 09:54

    Coitadinhos deles!

    ResponderEliminar
  8. Ficha de Jogo:

    Jogo em Camp Nou, em Barcelona (Espanha).

    FC Barcelona -- Real Madrid, 5-0.

    Ao intervalo, 2-0.

    Marcadores:

    1-0, Xavi, 10 minutos.

    2-0, Pedro, 18.

    3-0, Villa, 55.

    4-0, Villa, 58.

    5-0, Jeffren, 90+1.

    ResponderEliminar
  9. Estou a ligar para josé Mourinho e o Telefone chama, chama e não atende.

    Alguém tem o outro nº dele.

    ResponderEliminar
  10. Os nª deles estao todos desligados.

    ResponderEliminar
  11. Fa de bom futebol30/11/10, 13:16

    Voces disseram tudo!Foi um espectaculo,mas nao o mais importante,ja temos historias para os nossos netos...

    ResponderEliminar
  12. K pena para o Real Madrid.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...