20/09/2010

Iogurte Natural

Ingredientes:
  • 1 litro de leite integral, em caixinha
  • 1 copo (200g) de iogurte natural
  • Açúcar, para adoçar
  • Algo pra dar sabor. Quik de morango, Tang de frutas, suco concentrado ou afins.
Modo de Preparo:
Ferva o leite por cerca de dois minutos (cuidado pra não derramar!) e desligue o fogo. Espere amornar (cerca de 40 graus, se tiver um termómetro culinário em casa) e transfira para um outro recipiente. Eu aproveito esse passo para coar o leite e retirar a nata, que fica desagradável (meio “borrachenta”) no iogurte pronto. Adicione ao leite todo o copo de iogurte natural e mexa bem. Tampe e deixe descansar, fora da geladeira, por cerca de seis horas. Eu costumo começar o preparo de noite, e termino na manhã seguinte.
Seis horas depois… o que deve estar na panela é um litro de iogurte, com consistência cremosa. Pode haver um pou de soro acumulado na superfície do leite, retire-o com uma colher (entretanto, isso não acontece aqui em casa). Se o que estiver na panela for algo que lembra creme de leite misturado com o soro, o leite estava quente demais quando você misturou o iogurte. Nesse caso jogue fora e recomece.

Se você quiser só iogurte natural, já está pronto.Se preferirem “sabores” então adicionem ao iogurte um envelope de Tang de frutas. Sabores tradicionais, como Goiaba e Morango, ficam muito bons, mas até mesmo Tangerina fica gostoso. Claro, você pode trocar isso pelo sabor que quiser (Iogurte de Chocolate? Tá valendo). Para adoçar, adiciono duas colheres (de sopa) de açúcar. Mexa tudo até dissolver completamente o Tang e pronto!

Eu guardo meu iogurte na geladeira, em uma garrafa de 1 litro daquelas onde vem iogurte “comercial”. Não sei a validade exacta, mas estimo que uns… três dias. De qualquer forma, aqui em casa sempre acaba antes.

Essa receita eu aprendi com a minha mãe de tanto a ver. Como  sou um ávido consumidor de leite e adoro iogurte, então é perfeita pra mim (ou para quem tem crianças em casa). É fácil, barata e tem pouca chance de erro.

Se tiverem ideias para melhorar a receita, contribuam nos comentários. Estou caçando ideias para futuras bebidas.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...