28/12/2010

DICAS DE COMO SE ALIMENTAR NAS FESTAS DE FIM DE ANO.

Agora que o Natal já passou temos o  Fim-de-ano se aproximando é sinonimo de muitas festas e comemorações. Normalmente os alimentos consumidos nessas reuniões são extremamente calórico, ricos em gorduras, doces, sobremesas e bebidas calóricas. Realmente esse não é o momento ideal para se iniciar um regime alimentar mas sempre é hora de começar uma re-educação alimentar. 


De que forma?
Na véspera de Natal e no Reveillon normalmente comemos muita variedade de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas.
• Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade ingerida durante os eventos.
O ideal é diminuir a quantidade de alimento a ser ingerido, e na medida do possível combinar pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas (utilizar vários vegetais folhosos como por exemplo: alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc), pois promovem a sensação de saciedade.
 Nas preparações dos alimentos substitua os produtos convencionais por lights (p.ex.: maionese, creme de leite, margarina, etc).
Dê preferência as preparações assadas e grelhadas. Evite as frituras.
Para as sobremesas abuse nas frutas e nos sucos. Utilize as frutas da época pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera e pêssego.

Tire o foco da comida. O mais importante é estar com as pessoas, se confraternizar e até planejar em grupo uma mudança de padrão alimentar para o próximo ano. Combinem para que nos próximos eventos as preparações sejam mais saudáveis.
Priorize suas escolhas e não fique pensando (principalmente quando chegar em casa) o que não comeu ... coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!
No mais divirta-se, tenha um excelente Natal e Ano Novo cheio de realizações!  
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ... MENTE E CORPO EQUILIBRADOS!

4 comentários:

  1. Luis Afonso28/12/10, 06:33

    Sim,é mto importante cuidar da nossa alimentação agora para nao chorar dpois

    ResponderEliminar
  2. É verdade Luis,cuidar do nosso corpo é muito importante

    ResponderEliminar
  3. Eu to com uns pesos a mais,depois dessa quadra festiva,rsrsrsrs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...